O inverno está de malas prontas e você se perguntando se o seu cachorro sente frio, se tem que usar roupa, ficar agasalhado e protegido das baixas temperaturas.

 

Essa é uma dúvida muito comum entre tutores, isso porque, algumas raças de cães estão sim mais propensas a sentirem frio e, por isso, necessitam de proteção.

Além disso, a pergunta que sempre surge é: como saber se meu cachorrinho, gatinho, entre outros pets, está com frio? Devo usar roupinha neles? Será que eles necessitam de cobertores?

Muitas dúvidas como estas têm tirado o sossego dos tutores mais exigentes e preocupados. Nosso mascotes são especiais para nós, por isso, dar-lhes conforto e bem-estar, é sempre nossa maior preocupação.

Para ajudá-los com todas essas dúvidas, preparados um artigo bem especial para falarmos deste tema.

Confira!

1. Meu cachorro sente frio?

Sim, cachorros pequenos ou com pelagem mais curta, tendem a sentir mais frio. Não é raro observamos alguns dos nossos amiguinhos de patas, tremendo nessa época do ano. Isso porque, as baixas temperaturas, locais inadequados, sem a devida proteção, os deixam expostos e, isso, obviamente faz com que sintam mais frio.

É só pensarmos que isso também acontece conosco, pode até ser que a nossa reação seja diferente da deles, mas, é importante lembrar que, animais, sentem não só frio, como calor, fome, dor, dentre outras coisas.

2. Como saber se meu cachorro está com frio?

Você deve ficar de olho no comportamento do seu animalzinho, quando estão com frio, tendem a ficar mais encolhidos, podem apresentar tremores, passam mais tempo deitados, aumentam a ingestão de alimentos e, alguns até poderão buscar se aquecer ficando encostado em outros animais ou até nos humanos.

Esteja sempre atento aos sinais, pois, eles sempre nos dão dicas do que estão sentindo, inclusive se o cachorro sente frio.

3. Com quantos graus o cachorro sente frio?

A sensibilidade dos cães, com relação as temperaturas, guarda relação com a raça, porte do animal, idade, condição corporal, dentre outros.

A temperatura corporal do cães, em regra, costuma ser em média de 39 graus, então, não se esqueça, como os cães não poderão nos pedir um cobertor, por exemplo, cabe ao tutor estar atento aos sinais de frio e até uma possível hipotermia, em casos mais graves.

Por exemplo, animais com dores crônicas, nas articulações, por exemplo, certamente demonstrarão mais sensibilidade nessa época do ano.

No geral, temperaturas abaixo dos 8º graus, pode trazer incomodo para muitos deles, mas, veja isso não é uma regra absoluta, assim como nós humanos, cada cachorro vai reagir de uma forma, por isso, você precisa observar e entender os sinais.

4. Meu cachorro pode usar roupa?

Sim, se ele está adaptado e isso não gera stress, incômodo para ele, é aconselhável que ele seja agasalhado.

Alguns cães não gostam de roupas, neste caso, você deve redobrar a atenção, no sentido de mantê-lo em local protegido das baixas temperaturas.

Deixe-o em local confortável, com caminha/casinha e até cobertores, é importante mantê-lo adequadamente aquecido.

5. Meu cachorro não gosta de roupinha, posso colocar cobertor?

Sim, é importante, como mencionamos no tópico anterior que ele esteja adequadamente protegido. As baixas temperaturas, assim como temperaturas elevadas, têm consequências para a saúde deles.

Por exemplo, expostos a baixas temperaturas, eles podem desenvolver doenças como: gripe, bronquite, pneumonia e até potencializar as dores provenientes de artrite, artrose, dentre outras.

Lembrando que, doenças como gripe, pneumonia, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir rapidamente, trazendo consequências mais graves.

6. Meu cachorro pode tomar banho no frio?

Você pode dar banho, mas, é importante tomar todos os cuidados com este momento.

Diminua a frequência e, quando for dar banho, prefira os dias mais quentes, isso vai ajudá-lo neste processo. A medida que a temperatura vai baixando, os cuidados devem ser redobrados.

Na hora de escolher onde dar banho, prefira ambientes climatizados ou, na impossibilidade, verifique asa condições do local, garantindo assim que o banho seja dado em ambiente com a temperatura adequada.

Se você for dar banho em casa, por exemplo, prepare o ambiente antes, fechando janelas, para que não tenha corrente de vento, leve todos os itens de banho do seu pet para o banheiro, inclusive a toalha.

É imprescindível secá-lo, jamais deixei seu bichinho úmido, isso pode ser muito perigoso. Use o secador, mas, observe a temperatura e mantenha uma distância segura.

7. Posso tosar meu cachorro no inverno?

O ideal é que sejam evitadas, veja, o pelo dos animais, funciona como um isolante térmico, opte pela tosa higiênica.

8. Quais raças de cachorro, sentem mais frio?

Como já mencionados, os cachorros de raças menores, pelagem curta, tendem a sentir mais frio, veja alguns exemplos de raças:

  • Pinscher
  • Galgo italiano
  • Yorkshire Terrier
  • Dachshund
  • Whippet
  • Chihuahua

Conclusão: Esteja sempre atento às necessidades do seu bichinho, eles não falam, mas, nos dão sinais importantes do que sentem e como sentem, fique de olhos bem abertos. Seu cachorro pode sentir frio e muitas outras coisas.

Na dúvida do que fazer e como fazer, consulte um médico veterinário, ele sempre poderá orientá-lo e, em hipótese alguma, permita que seu animalzinho fique exposto ao frio e a chuva. Lembre-se que, as baixas temperaturas, dependendo da situação, pode causar gripes, pneumonia e, assim como para os humanos, pode levar os animais a óbito.