Qual raça é melhor para apartamento?

Essa é fácil e vou responder pra vocês: TODAS, desde que você seja um tutor responsável.

Sendo bem sincerona, por aqui, não praticamos velhos hábitos, aqui não tem velhas ideias de “cachorro ideal para casa”, “cachorro ideal para apartamento” e blá blá blá.

Olha só, vamos começar por um caso recente e famoso que mexeu com a emoção de muitos, especialmente quem ama animais.

Vimos um jovem rapaz e seu melhor amigo, um Golden Retriever, desbravar o mundo num fusca. É isso mesmo que vocês leram, em um fusca!

Isso pode parecer loucura para alguns, mas, para ele era o dever de responsabilidade e a alegria de compartilhar a vida ao lado de uma criatura tão doce e especial.

Fácil, provavelmente nunca foi, mas, quem disse que a vida é fácil?

A questão é que se você deseja ter um animalzinho, seja cachorro, gato, pássaros, entre outros, a primeira pergunta que você deve fazer é “eu estou preparado para assumir essa responsabilidade”?

Sim, é muita responsabilidade envolvida nessa relação, por isso, é preciso estarmos certos dessa decisão.

1. Qual a raça ideal para apartamento?

Vamos bater na tecla do “TODAS” e repito, mas, desde que você esteja certo da decisão de ter um animalzinho, é isso que vai determinar se dará certo ou não.

Evidente que você tem que considerar algumas coisas importantes, mas, não consideramos razoável sermos taxativos nesse sentido.

O que você precisar pensar não é exatamente sobre qual animalzinho é ideal para casa ou apartamento, mas, como adaptar a sua rotina com a chegada desse novo membro, pois, isso fará toda a diferença nessa relação.

Conhecemos pessoas que moram em casas enormes com animais de pequeno porte, assim como conhecemos pessoas que moram em apartamentos menores, com cachorros maiores.

2. O que eu devo considerar antes de ter um cachorro em apartamento?

Veja, você deve fazer alguns considerações como:

  • Quantas horas ele ficará sozinho ?
  • Quantas vezes consigo levá-lo para passeios?
  • Consigo pagar uma creche, sendo necessário?
  • Tenho tempo para adaptar minha rotina às necessidades dele?
  • Eu posso arcar com os custos de ter um animalzinho sob minha responsabilidade?
  • Eu consigo adaptar meu apartamento às necessidades dele?
  • Ele ficará confortável nesse ambiente?

O fato é que precisamos ser realistas com nossas condições, responsabilidades e limitações. Entendemos que esse é o primeiro passo para termos um animalzinho, CONSCIÊNCIA!

Seja para uma raça ideal para apartamento ou para uma casa, a ideia, antes de mais nada é ter certeza da decisão.

3. Quais particularidades devo observar com relação às raças?

Se pesquisarmos muito por aí e sempre fazemos isso, algumas perguntas importantes devem ser respondidas antes de decidir, como por exemplo:

  • Essa raça tem mais predisposição a ficar sozinha que outras?
  • Essa raça costuma latir muito?
  • Essa raça tem muita energia?

Isso tudo é exemplicativo e não taxativo, por isso, não significa que um Golden, por exemplo, não possa viver em um apartamento já que têm muita energia, gosta de caminhar, nadar e por aí vai. Pode sim, desde que você tenha uma rotina de cuidados com ele.

4. Quais exemplos de raças são mais tranquilas?

Por exemplo, algumas raças são mais preguiçosas, como os Buldogue Inglês, ou seja, pode ser mais apropriado já que eles curtem mais uma sonequinha, momentos de paz e relaxamento, mas, repito, não é uma regra.

Se você não é muito adepto de longas caminhadas, tem uma vida menos agitada, essa pode ser uma raça que vai se adaptar melhor ao seu dia-a-dia.

5.  Quais exemplos de ração são mais apegadas aos humanos?

Os Cockers Spaniel e os Pugs, são alguns exemplos de animais que são chicletinhos, eles adoram estar ao lado dos humanos, portanto, nossa presença é uma alegria para eles. Talvez, você tenha problemas em deixá-los sozinhos por longos períodos.

6. E como posso adaptar minha rotina com eles?

Atualmente, sabemos que existem muitos recursos para ajudá-los nesse processo de adaptação e interação no novo lar. Inclusive, para o gasto de energia, além dos passeios, a creche para cachorros é uma excelente opção.

Temos uma artigo especial sobre creche para cachorro, acesse o link abaixo.

Creche para cachorro, como funciona?

7. Então não existe cachorro ideal para apartamento ou casa?

De forma bem simplista, a resposta é NÃO!

O ideal é avaliar sua rotina, suas possibilidades e considerar o que juntos poderão fazer para tornar essa experiência prazerosa para ambos.

Animal não é um objeto, ele precisa se alimentar, brincar, passear, ir ao veterinário, dentre outras coisas e, para todas elas deve haver um tempo envolvido.

Por isso, vamos sempre insistir na ideia da guarda responsável, ou seja, a consciência que se deve ter de cuidados, bem-estar e saúde dos animais que convivem conosco.

Então veja, não há como apontarmos uma regra para essa ideia de cachorro ideal para apartamento, o fato é que você precisa conhecer seus limites, responsabilidades e deveres como um tutor de verdade, daqueles que se preocupam de forma genuína com o bem-estar e saúde dos animais.

A grande diferença, não está necessariamente se ele vai morar em apartamento ou casa, mas, obrigatoriamente na rotina que ele terá.

 

Agora que você aprendeu um pouquinho sobre esse tema, basta refletir e analisar suas possibilidades. Não dispense também conversar com um médico veterinário e um comportamentalista, eles poderão ajudá-los com este tema.

Na dúvida, pense antes de levar um amiguinho para casa, eles são para a vida toda e merecem respeito, carinho, atenção e cuidados!